Os hidratos de carbono se-lhes culpa de forma injusta de toda a epidemia de obesidade atual.


A verdade dos carobohidratos é que não são todos iguais, são um grupo muito variado de alimentos.


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Os carboidratos processados ricos em açúcar e grãos refinados, definitivamente, são prejudiciais para a sua saúde e fazer você engordar, esses sim você deve evitá-los como a peste.


Mas nada têm que ver com alimentos ricos em fibra e extremamente nutritivos que também são carboidratos.


Apesar de muitas dietas que são baixas em hidratos de carbono são boas para a sua saúde, isso não significa que todos os alimentos ricos em carobhidratos sejam maus.


Aqui esta uma lista de 12 alimentos que são incrivelmente bons para a sua saúde.


1.- Banana:


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As bananas são um dos alimentos mais ricos em hidratos de carbono, consumir esta fruta é muito benéfico para o organismo. E são uma grande fonte de energia, já que é rico em hidratos de carbono.


Ao contrário do que se pensa o banana não é uma fruta que engorda, já que é rica em nutrientes, como potássio, que, principalmente, ajuda o organismo a equilibrar a água e contrariar o sódio, ajuda na eliminação de líquidos. Etc.


As propriedades que traz a banana são muitas, além de ser uma energia saudável por ser uma fruta energética, o seu consumo é muito bem tolerado pelo estômago, é uma boa fonte de vitaminas do grupo B, A e C. É rica em minerais como magnésio, potássio.


2.- Tapioca:


A tapioca é o amido extraído da mandioca, e traz muitas propriedades, sobretudo nutricionais. Mas também destacam-se o seu uso culinário, dado que é um dos ingredientes com o que você pode preparar vários pratos.


Assim como a mandioca, se caracteriza por ser um alimento altamente energético, tanto o atleta como crianças em crescimento podem consumi-la sem nenhum problema. Forneça hidratos de carbono complexos, facilmente digerível.


Em 100grs podem contribuir com cerca de 86,4 gramas de carboidratos, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, potássio. É um alimento altamente calórico.


3.- Figo:


Os figos têm um alto conteúdo de hidratos de carbono, estes são fáceis de assimilar e digerir para o organismo. Mas também se destacam por ser um alimento de alto em fibra, em cima de outras frutas, e também se destaca por ser uma fruta alta em cálcio, selénio.


Consumir figos tem muitos benefícios, evita a desidratação do organismo, lhe dão vitalidade, ajuda a prevenir a prisão de ventre e a combater as hemorróidas. Para manter os ossos saudáveis e a eliminar as toxinas do corpo.


100grs de figo, contribuem com cerca de 19,18 gramas de carboidratos. O figo é considerado um alimento muito apropriado para ser consumida durante a gravidez, amamentação, para atletas, etc.


4.- Lentilhas:


As lentilhas destacam-se por ser um dos alimentos mais ricos em proteína vegetal. Mas também são ricas em carboidratos, estes são complexos, fornecem energia para que o organismo possa desempenhar suas atividades diárias.


Além disso, as lentilhas são uma boa fonte de outros nutrientes, tais como: sódio, potássio, ferro, magnésio, fósforo, vitaminas A, E E do grupo B, e ricas em fibras.


Já cozidas, as lentilhas em 100grs contribuem com cerca de 20grs de carboidratos.


5.- Aveia:


A aveia ao longo dos séculos, tem sido conhecida por suas propriedades medicinais, por ser boa para a nossa saúde cardiovascular, sistema respiratório, diabetes, etc.


Nutricionalmente, a aveia é um alimento, é um dos cereais mais ricos em proteínas, tem um pobre e quase nulo aporte de gorduras. Contrário a isso é muito rica em hidratos de carbono, é livre de colesterol.


6.- Mirtilos


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Os mirtilos azúles são um alimento delicioso, baixo em calorias e muito nutritivo.


São muitas vezes referidos como super alimentos por suas propriedades biológicas e a sua alta quantidade de antioxdiantes.


Os mirtilos tem 14.5% de carboidratos.


São um alimento de elevado em vitamina C, vitamina K e magnésio, ajudam a prevenir o dano oxidativo, ajudam a melhorar a memória em pessoas da terceira idade.


7.- Batata ou batata:


A batata é um tubérculo muito consumido a nível mundial. Sempre deve ser consumido cozido, e é, principalmente, rico em amido.


As batatas são muito ricas em potássio, vitamina C e minerais como: cálcio, fósforo, e são especialmente ricas em carboidratos, que juntamente com os açúcares que fornecem, eles se tornam um alimento energético que ajuda o organismo a realizar suas funções diárias.


8.- Toranja ou grapefruit:


A toroja é cítrico, doce, amargo e com um sabor amargo.


Contém 9% de carobhidratos, vitaminas, minerais e outros compostos.


É um alimento pobre em calorias, excelente para perda de peso.


Comer toranja ajuda a reduzir a resistência à insulina.(4)


Comer toranja você pode ajudar a combater o colesterol alto e as pedras nos rins. (5) (6)


9.- Graviola:


A graviola é uma fruta grande e arredondada e destaca-se pelo seu sabor tão peculiar como o ácido muito semelhante ao da graviola.


O consumo desta fruta tem efeitos hidratantes, é alta em carboidratos, simples, é dizer açúcares, tornando-a de absorção rápida. Por que pessoas que sofrem de diabetes de ben registando depois nova moderação no seu consumo.


10.- Mango:


A manga é uma fruta tropical muito rica em sabor e nutrientes, principalmente abundam os carboidratos simples, açúcares, fibras, Vitamina C e beta-caroteno. Uma fruta muito antioxidante que previne o dano dos radicais livres.


O mango traz várias propriedades como melhorar a digestão, a depurar o organismo. Combater a anemia, nervosismo.


O cabo também é muito valorizada para ser utilizada com fins estéticos.


11.- Quinoa


A quinoa é um alimento muito nutritivo, que se tornou muito popular dentro da comunidade de medicina natural.


É classificado como um pseudo-cereal, uma semente que se prepara como se come, como a aveia.


A quinoa tem 21% de carboidratos, o que a torna um alimento elevado em hidratos de carbono.


A quinoa pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue.(1) (2)


A quinoa não contém glúten, ideal para as pessoas com doença celíaca.


A quinoa é um alimento de alto em fibra e proteína, dá uma sensação de satisfação rapidamente com poucas calorias. É excelente para fazer uma dieta para perda de peso.


12.- Batata-doce ou inhame


O inhame é um alimento saboroso, é muito nutritivo.


O inhame tem de 18 a 21% de carboidratos. O conteúdo de carboidratos é de amido, fibras e açúcar.


O inhame é um alimento rico em vitamina A, vitamina C e potássio.


É um alimento de alto em antioxidantes, o que ajuda a combater radicais livres e a evitar certas doenças.(3)

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