A vitamin B-12 também conhecida como Cobalamina, a vitamina mais complexa que o homem descobriu.


Uma pequena deficiência de vitamina B-12 pode causar anemia, manias, e depressão.


Uma deficiência de vitamina B-12 e por um longo período de tempo pode causar danos cerebrais e danos ao sistema nervoso central.


A vitamina B-12 só pode ser fabricado por bactérias e só pode ser encontrado naturalmente em produtos animais, no entanto, as formas sintéticas estão disponíveis em muitos alimentos, como os cereais.


Ao contrário de outras vitaminas, a vitamina B-12 pode ser consumida em excesso, sem causar-lhe problemas de saúde, já que o excesso de vitamina é rejeitado pelo corpo ou armazenado no fígado quando há escassez de suplementos.


O corpo pode armazenar vitamina B-12 até por um ano.


Aqui você anexo a lista de Alimentos ricos em vitamina B-12


alimentos-ricos-em-vitamina-b-12


1.- Mariscos Cozidos e outros Frutos do mar


amêijoas


100 Gramas de Ameixas cozidas fornece 98.9 µg (1648% do VD) de vitamina B-12.


3 oz. ou 85 gramas deAlmejas cozidas fornece 84.1 µg (1401% do VD) de vitamina B-12.


Por 20 Ameixas cozidas proporciona 187.69 µg (3132% do VD) de vitamina B-12.


Outros maricos que contém altas doses de vitamina B-12 (% do VD por 3 oz cozidas):



  • Ostiones (408% do VD)

  • Mexilhões (340% do VD)

2.- Fígado de Boi ( Carne)


fígado-de-res


100 Gramas de fígado fornecem 83.1 µg (1386% do VD) de vitamina B-12.


3 oz ou 85 gramas de Fígado de Boi fornecem 70.7 µg (1178% do VD) de vitamina B-12.


Uma porção de 81 gamos de Fígado de Boi fornece 67.3 µg (1122% do VD) de vitamina B-12.


3.- Peixe Mackerel Tabby)


peixe


100 grama de Peixe fornecem 19.0 µg 317(% VD) de vitamina B-12.


3 oz ou 85 gramas de Peixe fornecem 16.2 µg (269% do VD) de vitamina B-12.


Um filé de peixe de 88 gramas fornece 16.7 µg (279% do VD) de vitamina B-12.


Outros produtos peixes ricos em vitamina B-12 (% VD por 85 gramas cozidas):



  • Salmão Defumado (257% do VD).

  • Arenque (186% do VD)

  • Atum (154% do VD).

  • Sardinhas em lata (126% do VD).

  • Trutas (106% do VD).

4.- Crustáceos ( caranguejo)


caranguejo


100 gramas de Caranguejo fornecem 11.5 µg (192% do VD) de vitamina B-12.


85 gramas ou 3 oz de Caranguejo fornecem 9.8 µg (163% do VD) de vitamina B-12.


Por porção (134 gramas) de Caranguejo fornecem 15.4 µg (257% do VD) de vitamina B-12.


Outros crustáceos ricos em vitamina B-12 (% VD por porção de 85 gramas cozidas).



  • Caranguejo de Rio (44% do VD).

  • Camarão ( 24% do VD).

  • Lagosta (20% do VD).

5.- Produtos de Soja Fortificados com Vitaminas e Minerais ( Tofu)


tofu


100 gramas de Tofú contêm 2.4 µg (40% do VD) de vitamina B-12.


85 gramas ou 3 oz de tofú fornecem 2.0 mg (34% do VD) de vitamina B-12


Uma porção de 91 gramas de tofú fornece 2.2 mg (37% do VD) de vitamina B-12


O leite de soja sem adoçantes contém 50% do VD de vitamina B-12 por copo.


6.- Cereais Fortificados ( All Bran)


all-bran


100 gramas de All bran contêm 20.0 µg (333% do VD) de vitamina B-12.


Uma xícara de 90 gramas de AllBran fornecem 18.0 µg (300% do VD) de vitamina B-12.


Uma porção (1/3 de xícara) de 30 gramas fornece 6.0 µg (100% do VD) de vitamina B-12.


Aconselho que verifique o rótulo nutricional dos seus alimentos antes de comprá-lo para ver que a quantidade de vitaminas e minerais contém, já que todos os cereais têm diferentes proporções de vitaminas e minerais.


7.- A Carne Vermelha ( Bovina)


carne-vermelha


100 gramas de Carne vermelha fornecem 6.0 µg (100% do VD) de vitamina B-12.


85 gramas ou 3 Onças de Carne vermelha fornece 5.1 µg (85% do VD) de vitamina B-12.


Uma porção de 34 gramas de Carne vermelha proporiciona 2.0 mg (34% do VD) de vitamina B-12.


A carne de borrego é também elevado em vitamina B-12, com 45% do VD por uma porção de 85 gramas cozida.


8.- Leite de baixo teor de Gordura


leite


100 gramas de leite fornecem 0.5 µg (8% do VD) de vitamina B-12.


Uma xícara de 245 gramas fornece 1.2 µg (21% do VD) de vitamina B-12.


Um quarto de 980 gramas fornece 4.9 µg (82% do VD) de vitamina B-12.


Outros produtos lácteos ricos em vitamina B-12 (% VD por Xícara):



  • Iogurte sem Gordura (25% do VD).

  • Leite reduzida em gordura(22% do VD).

  • Leite integral (18% do VD).

  • Iogurte com Gordura (15% do VD).

9.- Queijo (Suíço)


queijos


100 gramas de queijo suíço oferece 3.3 µg (56% do VD) de vitamina B-12.


Uma porciónde 28 gramas de queijo suíço oferece 0.9 mg (16% do VD) de vitamina B-12.


Uma xícara ralada de queijo suíço oferece 3.6 µg (60% do VD) de vitamina B-12.


Outros queijos ricos em vitamina B-12 (% do VD por 28 gramas de porção).



  • Mozarella reduzido teor de gordura (11% do VD)

  • Parmesão (11% do VD)

  • Gietost (11% do Vd)

  • Feta ( 8% do VD)

  • Tilsit (10% do VD).

10.- Ovo ( de Galinha)


ovos


100 g de gemas de Ovos fornece 2.0 mg (33% do VD) de vitamina B-12.


Uma gema de Ovo fornece 0.3 µg (6% do VD) de vitamina B-12.


Um ovo inteiro (50 gramas) fornece 0.36 µg (6% do VD) de vitamina B-12.


Outros ovos ricos em vitamina B-12 (% VL por ovo cru).



  • Ganso (122% do VD).

  • Pato (22% do VD).

  • De Peru (22% do VD).

  • De Codorna (2% do VD).

11.- Polvo (cozido)


polvo-cozido


100 gramas de polvo cozido fornecem 36 µg (600% do VD) de vitamina B-12.


85 gramas ou 3 oz de polvo cozido fornecem 30.6 µg (510% do VD) de vitamina B-12.


12.- Caviar ( Ovos de peixe)


caviar


100 gramas de caviar fornecem 20.0 µg (333% do VD) de vitamina B-12.


Uma colher de sopa de 16 gramas fornece 3.2 µg (53% do VD) de vitamina B-12


mg (% VD) de vitamina B-12.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *